Total de visualizações de página

quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Gabriel Soares de Souza e a Ilha de Manoel Gonçalves

Por João Felipe da Trindade
jfhipotenusa@gmail.com

Tudo que for relativo à Ilha de Manoel Gonçalves traremos para esse espaço, para que sirva de subsídios para a História dessa Ilha que submergiu, mas que as autoridades públicas não dão a maior importância. Não serve nem de atrativo para o turismo potiguar. Uma lástima.

Gabriel Soares de Sousa, em seu "Tratado Descritivo do Brasil em 1587", escreveu no ítem - Em que se declara a costa do rio de Jagoarive até o cabo de São Roque -  o que se segue:
Do rio Jagoarive de que se trata acima até a baia dos Arrecifes são oito léguas, a qual demora em altura de três graus. Nesta baía se descobrem de baixa-mar muitas fontes de água doce muito boa, onde bebem os peixe-bois, de que aí há muitos, que se matam arpoando-os assim o gentio potiguoar, que aqui vinha, como os caravelões da costa, que por aqui passam desgarrados, onde acham bom surgidouros e abrigada.

Desta baía ao rio São Miguel são sete léguas, a qual está em altura de três graus e dois terços, em a qual os navios da costa surgem por acharem nela boa abrigada. Desta baía ao Rio Grande são quatro léguas o qual está em altura de quatro graus  Este rio tem duas pontas saídas para o mar, e ente uma e outra há uma ilhota, que lhe faz duas barras, pelas quais entram navios da costa. Defronte deste rio se começam os baixos de São Roque, e deste Rio Grande ao cabo de São Roque são dez léguas, o qual está em altura de quatro graus e um seismo; entre este cabo e a pontoa do Rio Grande se faz um ponta a outra uma grande baía, cuja terra é boa e cheia de mato, em cuja ribeira ao longo do mar se acha muito sal feito. Defronte desta baia estão os baixos de São Roque, os quais arrebentam em três ordens, e entra-se nesta baía por cinco canais que vêm ter ao canal que está entre um arrecife e outro, pelos quais se acha fundo de duas, três, quatro e cinco braças por onde entram os navios da costa à vontade.

Nesse documento acima, ele trata como Rio Grande ao Rio Assú, pois ao Rio Potengi, chamava outro Rio Grande.

Olavo Medeiros, no livro "Aconteceu na Capitania do Rio Grande", escreveu: o Rio Grande apontado por Soares de Souza, corresponde ao rio Amargoso ou Açu, distanciado cerca de 12 lpeguas do Mossoró. A ilhota começou a submergir em 1818, possuindo a denominação de Ilha de Manoel Gonçalves. Apresentava uma extensão de seis milhas, tendo a sua extemidade oriental na confrontaçaõ do rio Amargoso, Salgado ou Açu, atingindo, pelo ocidente, as proximidades do rio das Conchas.

Não sei em que momento a Ilhota foi batizada como Ilha de Manoel Gonçalves, mas na época de Gabriel, ainda não tinha esse nome.

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário