Total de visualizações de página

segunda-feira, 16 de setembro de 2013

José, de Manoel José Fernandes e Anna Martins Ferreira

Por João Felipe da Trindade
jfhipotenusa@gmail.com

Há muitas controvérsias sobre o ano em que o cruzeiro foi da Ilha de Manoel Gonçalves para Macau, como também quando a Ilha foi totalmente coberta pelo mar. Aquela imagem de Nossa Senhora da Conceição que foi da Ilha para Macau, pode ter ocorrido muito depois do ano de 1832. O registro a seguir é do batismo de um neto do capitão João Martins Ferreira, que ocorreu na Ilha, no ano de 1832. Vejamos.

José, filho legítimo de Manoel José Fernandes, Europeu, e Anna Martins Ferreira, natural do Assú, nasceu aos vinte e um de julho de mil oitocentos e trinta e dois, e foi batizado aos vinte e nove do dito mês e ano, pelo padre Frei Antonio de Jesus Maria Lobo, de minha licença, no Oratório de Nossa Senhora da Conceição de Manoel Gonçalves, e lhes conferiu os sagrados óleos:forma padrinhos João Martins Ferreira  casado, todos deste Assú. E para constar fiz este assento em que me assino, Joaquim José de Santa Anna. Pároco do Assú.

No registro só aparece um padrinho, justamente o avô. É pena que os responsáveis pelos registros economizassem nas informações, apesar das constantes recomendações dos padres visitadores. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário