Total de visualizações de página

terça-feira, 10 de setembro de 2013

Joaquim Francisco Bras de Araújo e Vicência Maria

Por João Felipe da Trindade
jfhipotenusa@gmail.com

Esse casamento de 1824, traz como uma das testemunhas Bento José da Costa, pessoa com o mesmo nome do dono de terras do sertão do Assú, que incluía a Ilha de Manoel Gonçalves. Não há nenhuma referência no registro sobre quem poderia ser essa pessoa. Nesse casamento, novamente aparece como testemunha Ignácio Teixeira de Barros. Além disso, celebrado pelo pároco do Assú, Joaquim José de Santa Anna.
Outra observação que faço é sobre os livros da Freguesia do Assú que desapareceram. Quantas informações importantes teríamos, se eles ainda existissem. Pior do que isso, são os livros de inventários e compras de terras, antigos que estão, dia a dia, desaparecendo. As informações históricas de velhos municípios do Rio Grande do Norte, presentes em alguns sites,  contem erros, por falta de conhecimentos dos seus informantes. Uma lástima. Quem está, verdadeiramente, cuidando de nossa História e da nossa Cultura?

Aos quatorze dias do mês de outubro de mil oitocentos e vinte e quatro, pelas oito horas da manhã, na Capela de Nossa Senhora da Conceição da Ilha de Manoel Gonçalves, em minha presença e das testemunhas abaixo nomeadas, se receberam por esposos presentes Joaquim Francisco Bras de Araújo e Vicência Maria, meus fregueses: o esposo, de idade de vinte e oito anos, filho legítimo de Francisco Bras de Araújo, já falecido, e Rosa Domingas; a esposa de vinte e cinco anos, filha legítima de José Rodrigues e Maria Egypciaca, naturais e moradores neste Assú, onde se fizeram as diligências nupciais, sem impedimento, e logo lhes dei as bençãos matrimoniais, sendo primeiramente confessados e examinados na Doutrina Cristã, presentes por testemunhas Ignácio Teixeira e Bento José da Costa, casados, todos deste Assú, e para constar fiz esta assento, em que me assino. Joaquim José de Santa Ana, pároco do Assú. Os nubentes eram pardos

Nenhum comentário:

Postar um comentário