Total de visualizações de página

domingo, 20 de outubro de 2013

João de Christovão de Faria Leite Junior e Bernardina

Por João Felipe da Trindade
jfhipotenusa@gmail.com

Outro personagem que encontramos, com frequência, na Ilha de Manoel Gonçalves era Christovão de Faria Leite Junior. Segue o batismo de um de seus filhos.

João, filho legítimo de Christovão de Faria Leite Junior e Bernardina Maria do Espirito Santo, naturais do Assú, nasceu aos quatro de junho de 1832, e foi batizado aos 15 de julho do dito ano, pelo Padre Frei Antonio de Jesus Maia Lôbo, de minha licença, no Oratório de Nossa Senhora da Conceição de Manoel Gonçalves, e lhe pôs os Sagrados Óleos. Foram padrinhos Francisco Martins de Miranda, solteiro e Felisberta Maria do Espírito Santo, casado, esta de Santa Ana do Matos e aquele deste Assú. E para constar fiz este assento em que assinei. Joaquim José de Santa Ana. Paróco do Assú.

Christovão e Bernardina se casaram no ano de 1826, conforme registro que segue; Aos quatro de setembro de mil oitocentos e vinte e seis, na Capela de Nossa Senhora da Conceição de Guamaré, filial da Freguesia de Santa Ana do Matos, tendo precedido as Canônicas Diligências, sem impedimento, confissão e exame da Doutrina Cristã, o Reverendo José Bernardo de Carvalho, de minha licença, ajuntou em matrimônio, e deu as bençãos nupciais aos meus paroquianos Christovão de Faria Leite, e Bernardina Maria do Espirito Santo; ele natural desta Freguesia, ela natural da Freguesia de Pau dos Ferros do Apodi: ele filho legítimo de Christovão de Faria Leite e Damiana Maria da Conceição, ela filha legítima de Miguel da Cunha Machado, já falecido, e Domingas Maria do Espírito Santo, sendo testemunhas Joaquim Álvares da Costa, casado, Francisco Martins de Miranda  e Eduardo Pereira do Valle, solteiros que com o dito Padre assinaram o assento que me foi remetido, pelo qual fiz o presente que assino. Vigário João Theotonio de Sousa e Silva.

Em alguns documentos, o sobrenome é Farias no lugar de Faria. Joaquim Álvares e Eduardo Pereira eram outros frequentadores da Ilha de Manoel Gonçalves.

Uma filha de Christovão e Bernardina, de nome Maria, foi sepultada, na Capela de Guamaré, aos 11 de dezembro de 1828. Tinha a idade de três meses. Deve ter sido a primeira filha do casal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário