Total de visualizações de página

segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Gonçalo Barbosa de Moura e Maria Francisca da Conceição

Por João Felipe da Trindade
jfhipotenusa@gmail.com

No registro abaixo, esqueceram de colocar os nomes dos pais da noiva. As testemunhas foram José Martins Ferreira, filho do capitão João Martins Ferreira, e Pedro Álvares Ferreira, que suspeito ser, também, da família do capitão.

Aos onze dias do mês de Agosto de mil oitocentos e vinte e quatro, pelas onze horas da manhã, na Capela de Nossa Senhora da Conceição da Ilha de Manoel Gonçalves, em minha presença, e das testemunhas abaixo nomeadas, se receberam por esposos presentes, Manoel Barbosa de Andrade e Maria Francisca da Conceição, meus fregueses: o esposo tem de idade trinta e seis anos, filho legítimo de Gonçalo Barbosa de Moura e Catharina Maria de Jesus: a esposa de vinte anos, naturais e moradores no Assú, onde se fizeram as denunciações nupciais, sem impedimento; e logo lhes dei as bençãos matrimoniais, sendo primeiramente confessados e examinados na Doutrina Cristã, presentes por testemunhas Pedro Álvares Ferreira e José Martins Ferreira, solteiros, todos deste Assú. E para cosntar fiz este assento que me assinei. Joaquim José de Santa Anna, Pároco do Assú. Os nubentes eram pardos.

2 comentários:

  1. Encontra-se uma referência a um Gonçalo Barbosa de Moura que, em 1784, foi testemunha do casamento de Manuel Cabral e Constantina de Freitas de Amorim, na Capela de Nossa Senhora da Conceição do Jundiaí. Na época, o Gonçalo Barbosa de Moura era solteiro e morador na Freguesia de Nossa Senhora da Apresentação.

    ResponderExcluir