Total de visualizações de página

quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Domingos José de Santa Ana e Joana Maria da Conceição

Por João Felipe da Trindade

O padre Joaquim José de Santa Ana, pároco do Assú, tinha que ir muitas vezes a várias localidades da sua Freguesia para celebrar as cerimônias religiosas da  sua obrigação. Vamos encontrá-lo até na Ilha de Manoel Gonçalves, com se pode ler do texto extraído de um assento de casamento.

Aos sete dias do mês de outubro de mil oitocentos e vinte e sete, pelas nove horas da manhã, na Capela de Nossa Senhora da Conceição da Ilha de Manoel Gonçalves, em minha presença e das testemunhas, abaixo nomeadas, se receberam como esposos presentes, Domingos José de Santa Ana, e Joana Maria da Conceição, meus fregueses. O esposo tem de idade vinte anos, filho natural de Antônia Maia de Jesus; a esposa  tem de idade dezoito anos, filha legítima de Faustino José da Silveira, e Margarida Maria da Rocha, naturais e moradores nesta Freguesia de São João Batista do Assú, onde se fizeram as denunciações nupciais, sem impedimento; e logo lhes dei as bençãos nupciais, sendo primeiramente confessados e examinados na Doutrina Cristã, presentes por testemunhas Joaquim Francisco de Araújo e Pedro Rodrigues de Santiago, casados, todos deste Assú, e para constar fiz este assento em que me assino. Joaquim José de Santa Ana, pároco do Assú.

Na lateral do registro, consta que os nubentes eram pardos. Outro detalhe é que encontramos, nas nossas pesquisas do passado, muitos registros de filhos naturais.
Todos os registros que temos encontrados a grafia era Assú, e, por isso, resolvemos manter.

Nenhum comentário:

Postar um comentário