Total de visualizações de página

terça-feira, 27 de agosto de 2013

Manoel Ignácio de Lima e Anna Gomes

Por João Felipe da Trindade

O padre Joaquim José de Santa Anna, vigário do Assú, esteve fazendo novo casamento na Ilha de Manoel Gonçalves. Casou dessa feita, dois viúvos. Vejamos os registros.

Aos dezoito dias do mês de janeiro de mil oitocentos e vinte e nove, pelas cinco hors da tarde, na Ilha de Manoel Gonçalves, em minha presença e das testemunhas abaixo nomeadas, se receberam por esposos presentes Manoel Ignácio de Lima, viúvo de Antonia Maria, e Anna Gomes, viúva de Joaquim Álvares Lessa. O esposo de idade de sessenta e cinco anos; a esposa de idade de trinta e dois anos, naturais e moradores, nesta freguesia de São João Baptista do Assú, onde se fizeram as diligências nupciais, sem impedimento. Foram confessados e examinados na Doutrina Cristã, presentes por testemunhas Antonio Caetano Monteiro e Miguel Ferreira de Carvalho, casados, todos deste Assú, e para constar fiz este assento em que me assino. Joaquim José de Sana Anna, vigário do Assú. Os nubentes eram pardos.

Joaquim Álvares Lessa deveria ser filho de José Álvares Lessa, que administrava as terras de Bento José da Costa, em 1810, na época do inventário de Domingos Affonso Ferreira. Antonio Caetano Monteiro foi um dos avaliadores dessas terras.

Outro fato interessante é que o padre Joaquim José de Santa Anna, tinha casado, 5 dias antes, isto é, dia 13 de janeiro, na Igreja de São João Baptista do Assú, Francisco Romualdo da Silveira (30 anos), filho de Balthazar da Rocha Silveira e Josefa Maria da Silva, com Maria Francisca Dantas (16 anos), filha de Gonçalo José de Oliveira e Joana Maria. Além disso, uma das testemunhas foi Antonio Caetano Monteiro, acima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário