Total de visualizações de página

domingo, 25 de agosto de 2013

Joaquim José de Santa Anna e Luíza Maria da Conceição

Por João Felipe da Trindade

Observamos, mais uma vez, como havia filhos naturais naquela época e como as mulheres casavam cedo. Outra informação importante é que, em alguns registros, não se fala na Capela, mas em Oratório de Nossa Senhora da Conceição. A presença, nessa Ilha, de Freis é uma constante.


Aos dezessete dias do mês de junho de mil oitocentos e trinta e cinco, no Oratório de Nossa Senhora da Conceição da Ilha de Manoel Gonçalves, em presença do Padre Frei José de Santo Alberto, e das testemunhas abaixo assinadas, de minha licença, se receberam por esposos presentes Joaquim José de Santa Anna e Luíza Maria da Conceição, meus paroquianos; não declinou as horas em que fez o dito Sacramento. O esposo de vinte e cinco anos de idade, filho natural de Luíza Maria da Conceição; a esposa de dezesseis anos, filha legítima de Onofre Mendes de Góis, já falecido, e Anna Maria de Sousa, naturais e moradores na Freguesia do Assú, onde se fizeram as denunciações nupciais, sem impedimento; e logo lhes dei as bençãos nupciais, sendo antes confessados e examinados na Doutrina Cristã. presentes por testemunhas Antonio Correa Calheiros e Christovão de Faria Leite Junior, casados, todos deste Assú, e para constar fiz este assento em que me assinei. Joaquim José de Santa Anna, Vigário do Assú. Na lateral consta que eram pardos.

Christovão de Faria Leite Junior, como veremos posteriormente, era uma figura sempre presente na Ilha de Manoel Gonçalves.

Nenhum comentário:

Postar um comentário