Total de visualizações de página

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Manoel de Sousa Monteiro e Anna Francisca Lessa

Por João Felipe da Trindade

Já observamos que encontramos vários registros de filhos naturais, onde não se nomeiam o pai, tão somente a mãe. No caso presente, dois sobrenomes que estão presentes,  na Ilha de Manoel Gonçalves, são Monteiro de Sousa e Lessa. Aliás, o representante de Bento José da Costa, em 1810, quando era feito, ainda, o inventário do seu sogro Domingos Affonso Ferreira, foi José Álvares Lessa. A esposa do Capitão João Martins Ferreira, administrador posterior das terras de Bento, era Josefa Clara Lessa. Em alguns registros o nome é escrito Leça.

Aos cinco dias do mês de maio de mil oitocentos e vinte e nove, na Capela de Nossa Senhora da Conceição da Ilha de Manoel Gonçalves, em presença do Padre José Bernardo e das testemunhas abaixo nomeadas, de minha licença, se receberam por esposos presentes Manoel de Sousa Monteiro e Anna Francisca Leça, meus fregueses. O esposo, de idade de vinte e um anos, filho natural de Leonor de Tal; a esposa, de idade de 26 anos, filha natural de Anna Francisca da Conceição, naturais e moradores nesta freguesia do Assú, onde se fizeram as bençãos nupciais, sendo primeiramente confessados e examinados em Doutrina Cristã, presentes por testemunhas o capitão João Martins Ferreira e o capitão Silvério Martins  de Oliveira, casados, todos deste Assú; e para constar fiz este assento em que me assinei, Joaquim José de Santa Anna, vigário do Assú.

Os nubentes eram brancos, como consta na lateral do registro. O capitão João Martins Ferreira, escreveu em 1818, para o governador José Ignácio Borges quando a Ilha foi invadida. O capitão Silvério Martins de Oliveira, escreveu uma carta, também da Ilha, quando do inventário de sua sogra, que foi moradora na dita Ilha de Manoel Gonçalves.

Nenhum comentário:

Postar um comentário